-
Arquitetos: Imaginary Objects
- Área: 260 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Ketsiree Wongwan
Descrição enviada pela equipe de projeto. O playground Thawsi foi concebido como uma alternativa ao playground de plástico convencional. Um fator-chave foi maximização da conexão com a natureza, proporcionando aos usuários uma sensação de liberdade.
O local é único e desafiador. O playground em si, é o primeiro de uma série de reformas planejadas para o Plano Diretor da Escola Thawsi. A localização do novo playground é uma resposta a um ambicioso plano de introduzir uma rua para veículos no local, resultando na erradicação do playground original e no posicionamento do novo playground em uma plataforma elevada acima da rua planejada.
Uma das características mais distintas do projeto é sua relação única com o playground existente. O antigo playground de madeira era muito apreciado e aprovado pelos alunos. Em resposta a isso, tentamos preservar suas qualidades de maior sucesso no novo projeto, entre elas o uso da madeira como matéria-prima. Nesse sentido, pode-se dizer que o novo playground Thawsi é o resultado da reciclagem e atualização de ideias, que permitem o surgimento de uma proposta totalmente nova.
A plataforma elevada onde o playground está situado também contribui para a distinção do projeto. Aproveitamos esta oportunidade para desenvolver e apresentar um projeto compreensível, como um conjunto de peças, tanto ao nível da materialidade e montagem, como ao nível das estruturas lúdicas. Essa mentalidade de montagem permitiu que as estruturas lúdicas fossem construídas externamente e remontadas na plataforma, sem a necessidade de uma fundação estrutural. A plataforma também pode ser entendida como uma extensão do projeto, pois tivemos um cuidado especial para construir em torno das árvores existentes e nos certificarmos de que a elevação da plataforma não contribuísse para brincadeiras perigosas. Os peitoris foram projetados cuidadosamente, permitindo que as árvores perfurem a plataforma.
O resultado foi uma diversidade de objetos lúdicos projetados individualmente, cada um com sua própria função, lógica estrutural e com autonomia. A ponte, a torre, a caixa de areia, a barra de equilíbrio e as escadas de escalada, cada um com uma identidade própria, pensados na composição e integrados numa plataforma elevada.